CINCO DICAS ESSENCIAIS PARA A GESTÃO DE TEMPO

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Se você pretende investir no crescimento profissional, saiba que a gestão de tempo é uma forte aliada durante o percurso.

Quem trabalha tem uma rotina muito atarefada e fica difícil conciliar os compromissos da vida pessoal com o profissional. É possível conciliar vida social, trabalho e estudo? Sim. As dicas de Cairo Noleto a Trybe comprovam a afirmação. Confira:

1- Faça uma análise de toda sua rotina

A falta de organização na rotina é considerada um dos maiores empecilhos para uma boa gestão de tempo. A agitação  da rotina faz com que continuemos o fluxo sem analisar e/ou priorizar as atividades do dia a dia. Essa análise é o início para que aconteça uma boa gestão do seu tempo. É interessante listar todas as tarefas, tanto as grandes quanto as pequenas, para que nada passe despercebido ou tome sua atenção ao longo do dia de trabalho.

2 – Você saberia identificar as tarefas urgentes ou importantes?

Importantes são as tarefas que podem levar mais tempo para serem concluídas. A maioria exige maior organização.

Urgentes são aquelas atividades que exigem atenção imediata para atender prazos, mas não exigem necessariamente planejamento, portanto, podem não ser importantes.

  • importantes e urgentes: são as tarefas de maior prioridade e devem ser resolvidas imediatamente, ficando no topo da lista;
  • importantes, mas não urgentes: são aquelas que exigem maior comprometimento, mas que podem ser executadas dentro de um planejamento mais longo;
  • urgentes, mas não importantes: em geral são tarefas onde houve falha na gestão do tempo e, por isso, se tornaram urgentes. Devem ser priorizadas de acordo com seu prazo de entrega.
  • Não urgentes e não importantes: dificilmente estarão na lista do dia a dia, podem ser executadas em um prazo maior e adiadas, quando necessário.

3- Distribua suas demandas por hora

Depois de priorizar as tarefas de acordo com sua importância e urgência, é interessante distribuí-las dentro das horas de trabalho disponíveis. Com isso, é possível visualizar quais são os processos e ter uma estimativa do que deve ser executado em seguida.

4 – Mantenha seu espaço de trabalho organizado

A organização é o braço direito da produtividade. Por isso, é importante manter o espaço de trabalho, seja físico ou virtual, limpo e em ordem, para facilitar o desenvolvimento das tarefas.

5- Por último, é interessante também adotar o uso de uma ferramenta de gestão de tarefas, que pode ser física, como uma agenda ou um quadro de anotações, ou virtual, como uma planilha ou pela utilização de ferramentas especializadas em gestão de tarefas, disponíveis para celulares , tablets e computadores, por exemplo. Por meio delas, é possível acompanhar o que precisa ser executado, os prazos e também entender quais foram as dificuldades encontradas.

Não importa sua área de atuação, a gestão do seu tempo será indispensável. Para conseguir conciliar o seu crescimento e aperfeiçoamento profissional os cursos de pós-graduação do Instituto Ethos são 100% online e você poderá escolher onde e quando estudar mas assegurando a alta qualidade dos seus estudos.

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